Como ser um Missionário Redentorista
- vocacionalredentor
- 4 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Os Missionários Redentoristas como são popularmente conhecidos, dão continuidade ao carisma de Santo Afonso na Igreja e na sociedade: “Fortes na fé, alegres na esperança, ardentes na caridade, inflamados pelo zelo, humildes e sempre dados à oração. A Congregação Redentorista está espalhada pelos cinco continentes. De acordo com o relatório anual, os Redentoristas estão presentes em 79 países e somam 5.049 religiosos. Deste total, 53 são bispos, 88 noviços, 430 irmãos, 645 estudantes e 3.909 padre.
O Brasil é o país com o maior número de Redentoristas no mundo, é o que apontou o último relatório da Cúria Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, em Roma, realizado pelo Irmão Plácido Nguyen Van Dien, C.Ss.R. Somente no Brasil, são 620 padres, o que representa 12% do total da presença Redentorista no mundo. No Centro de Belo Horizonte, na Igreja São José existem nove missionários redentoristas, sendo oito padres e um irmão.
Carisma Redentorista
Continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus, como disse Ele de si mesmo: “Enviou-me para evangelizar os pobres”. Carisma e espiritualidade são frutos de uma profunda experiência com Deus. Seguindo os passos de Santo Afonso Maria de Ligório e atentos aos sinais dos tempos, continuamos respondendo e convidando jovens para levarmos a graça do amor redentor aos mais abandonados e pobres.
Seja um Missionário Redentorista: Padre, Irmão ou Leigo
Padre: é primeiramente um consagrado, que juntamente com a profissão religiosa (votos), assume também o ministério sacerdotal. Administrando os sacramentos, em especial os sacramentos da reconciliação e da eucaristia, anuncia ao povo o amor e a misericórdia de Deus, que participa da vida de seu povo.
Irmão: é também Missionário, só não exerce o Ministério Sacerdotal. Homens maduros na fé. Testemunham com a vida e com o serviço humilde a alegria de trabalhar na edificação do Reino. Com sua consagração, busca viver a radicalidade do Evangelho, animando os fiéis a assumir com mais ardor e coragem a vocação batismal.
Leigos: casais, adultos e jovens que atuam em nossas Paróquias, Santuários, Missões. Identificam-se e vivem com simplicidade o nosso carisma. Contribuem no anúncio do Cristo Redentor.
Quais são as etapas do processo de Acompanhamento Vocacional Redentorista?
Curso Vocacional por correspondência: através de lições temáticas, convidamos o jovem a ler, refletir, meditar, rezar e a manifestar suas respostas aos exercícios feitos. É um curso simples, mas catequético e promotor de vida.
Retiro Vocacional: momento de rezar a própria vocação à luz do Mistério Pascal de Cristo: Paixão, Morte e Ressurreição. Dias também para conhecer melhor a Congregação.
Encontro Vocacional Redentorista: oportunidade para o jovem discernir melhor a sua vocação, fazer um balanço de sua caminhada, conhecer o carisma da Congregação, conhecer outros jovens que também desejam ser redentoristas, bem como alguns padres, irmãos, seminaristas, missionários leigos e psicólogas.
Estágio Vocacional: tem o estilo do encontro, no entanto, com mais profundidade.Após essa etapa, o jovem pode ser convidado a ingressar em uma de nossas comunidades vocacionais, continuar o acompanhamento vocacional ou ser indicado a seguir outro caminho.
Fale Conosco: vocacionalredentorista.com.br / Rua Dr. Querubino, 303-Centro. Coronel Fabriciano-MG. CEP: 35.170-001 /: (31) 3842-1091/ 3841-2733 e-mail: contato@vocacionalredentorista.com.br
Fonte: igrejasaojose.org.br
コメント