A missão de Santo Afonso
- vocacionalredentor
- 22 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Os mistérios da encarnação, da paixão e da eucaristia “celebram a grande caminhada de Deus até o coração humano. Deus entrou em nosso mundo, dando-se a si mesmo a ponto de morrer por nós e de se tornar a nossa verdadeira fonte de esperança eterna”1. Por isso, Santo Afonso intuiu que o cristianismo consiste mais em Deus encontrar o ser humano do que o ser humano encontrar Deus, o que difere o cristianismo de todas as outras religiões.
Segundo ele, é Deus que vem ao nosso encontro, é Deus que nos procura, é Deus quem se rebaixa para se tornar próximo de nós. Ele procura cada um de nós como o pastor faz com a ovelha perdida (cf. Lc 15,4-7). “Ele quer morar e fazer sua habitação no seu coração, no meu coração. É a única coisa que realmente importa para Ele. Todo o resto desaparece”2. Santo Afonso insiste para que, em nossa oração, possamos contemplar e perceber que Deus ama a cada um como se fosse a única pessoa do mundo e que simplesmente só precisamos abrir o coração.
Afonso diz que é preciso conversar com Deus como alguém conversa com seu amigo íntimo, sem precisar esconder nada3, e que não existe nenhuma circunstância em nossa vida que não possa ser confiada a Deus, pois Ele é nosso amigo afetuoso que não nos condena, mas que nos entende e quer nos ajudar. Deus é alguém com quem podemos falar sem constrangimento e quantas vezes quisermos. Nada precisa ficar escondido. Mesmo quando se trata de algo que nos envergonhamos, Deus quer nos ouvir para nos ajudar4.
No pensamento de Santo Afonso, essa experiência de se abrir totalmente para o Senhor vai nos mergulhar na misericórdia e no profundo perdão de Deus, o que certamente nos enche da paz que tanto buscamos. E também “vai renovar a esperança em nossos corações e dar-nos motivo de nos alegrar no admirável amor que [Deus] nos tem demonstrado. Quanto mais ouvirmos sua voz, mais profundamente ela ressoará através de nossos corações e nos convencerá mais ainda do seu carinhoso amor por nós”5.
O intuito maior de Santo Afonso com relação à oração é mostrar que todos podem rezar e que todos podem ter uma profunda relação com Deus. “Ele encorajava seus leitores a pedir o auxílio divino em suas lutas para viverem a vida espiritual. Queria que eles abrissem para Deus seus corações e, como crianças pequeninas, contassem para Ele cada necessidade sua, qualquer que fosse: material, emocional, mental, espiritual, social”6. A missão de Afonso era ajudar todos a desenvolverem e a apreciarem a intimidade com Deus e essa é a meta e o objetivo da Congregação que ele fundou.
Pe. Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R.
1 BILLY, Dennis, C.Ss.R. Copiosa Redenção: Introdução à Espiritualidade de Afonso. Goiânia: Scala, 2013. p. 28.
2 Idem
3 Cf. Ibdem p. 30.
4 Cf. Ibdem p. 31.
5 Idem
6 Ibdem. p. 36
Fonte: sabordafe.com
ความคิดเห็น