Testemunho Vocacional: Maycon Ferreira Martins
- vocacionalredentor
- 14 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Acompanhe a entrevista do jovem Maycon Ferreira Martins que vivencia o Ano SPES e pretende ser Irmão Redentorista.
Fale um pouco de como percebeu o chamado de Deus à vocação religiosa? E como foi seu contato com a Congregação Redentorista?
Maycon: O despertar da vocação religiosa e o primeiro contato com a congregação estão intrinsecamente ligados. Foi depois de conhecer os Missionários Redentoristas em uma missão que aconteceu na cidade que fui criado, Raul Soares/MG, que descobri o chamado de Deus para a vocação religiosa. Dessa forma, dentro do acompanhamento vocacional e do encontro vocacional percebi que era aqui meu lugar.
Como foi a experiência nas Comunidades Vocacionais Santo Afonso e São Clemente?
Maycon: São duas etapas fundamentais para o amadurecimento da pessoa. Na Comunidade Vocacional Santo Afonso (CVSA) estive por pouco tempo. Iniciei no terceiro ano do Ensino Médio. Foi lá que pude começar a aprofundar na vida Redentorista, a partir dos estudos dos Redentoristas que nos precederam a começar por nosso fundador Santo Afonso. A Comunidade Vocacional São Clemente (CVSC) foi um tempo de olhar a vida de outra perspectiva. É através do estudo de Filosofia que nos tornamos críticos. Foi um tempo de dar atenção para os trabalhos pastorais, convivência e missão que se arranjam como alicerces na formação de um Redentorista.
Quais são as expectativas para o Ano SPES?
Maycon: As expectativas para o Ano SPES são as melhores possíveis. Espero poder fazer uma boa síntese de minha vida e dar atenção para algumas áreas que são importantes. No mais, tenho esperança. Deus vai nos guiando de acordo com sua vontade.
De onde veio a inspiração para desejar a vocação de ser Irmão?
Maycon: O desejo por ser irmão veio depois de saber que os Missionários Redentoristas eram padres e irmãos. Não sabia muito bem o que era ser irmão, mas me senti tocado. Então, quando participei da ordenação do Pe. Ricardo Alexandre e lá percebi que tinham os irmãos e fráteres, senti que Deus me chamava para aquilo. Só que o desejo ainda não estava organizado em meu coração. Foi só no terceiro ano de Filosofia e depois de ter observado os irmãos, principalmente Ir. Aníbal, que era formador da CVSA, e lido bastante sobre São Geraldo e os primeiros irmãos Redentoristas, que dei meu sim para ser um irmão leigo consagrado.
Deixe um recado aos jovens que sentem o chamado, mas ainda não deram sua resposta?
Maycon: Você, jovem, que se sente chamado para a vida Religiosa assim como eu, não ignore este chamado. Deus tem planos para você e tenha certeza que Deus quer você do jeito que é. Assim ele vai te modelando de acordo com sua vontade. Não se sinta incapacitado, lembre-se sempre desta frase “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Venha ser um Missionário Redentorista!
Comments