top of page

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista

Idade mínima de ordenação de sacerdotes pode ser aumentada

  • vocacionalredentor
  • 18 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura


Segundo informou o semanário católico espanhol Alfa e Ômega, a Santa Sé estaria estudando aumentar em dois anos a idade mínima requerida para receber o sacramento da ordem sacerdotal ou acrescentar ao processo de formação de seminaristas um curso introdutório de discernimento. Estas iniciativas teriam por objetivo, segundo o meio de comunicação, dar prioridade “ao amadurecimento afetivo, humano e espiritual dos candidatos ao sacerdócio”.


Segundo o meio informativo, a Igreja Católica na Espanha superou uma situação de crise de vocações com incremento nos últimos oito anos e uma cifra atual de 1300 candidatos. No entanto, se enfrentam outros desafios pelas mudanças culturais do tempo presente. “Os seminaristas são jovens como os demais, filhos de nossa sociedade, e chegam com as mesmas carências afetivas, humanas e de amadurecimento que sofrem o resto dos jovens e que são cada vez maiores”, indicou à Alfa e Ômega o Bispo de Urgell, Dom Joan Enric Vives.


Por este motivo, se buscam soluções a problemas como a falta de concentração na oração, falhas na disciplina durante o tempo de formação e as deficiências afetivas em seminaristas provenientes de família com rupturas. “Deus não chama pessoas perfeitas para o sacerdócio, mas homens que estão em um processo contínuo de amadurecimento”, indicou o prelado.


Algumas soluções para estas dificuldades poderiam vir de um documento da Santa Sé que, segundo o semanário espanhol, estaria sendo concluído: uma nova Ratio Fundamentalis, na qual se expõem as características da formação dos seminaristas. Entre as possibilidades que avalia a Igreja, se encontram o aumento da idade mínima de ordenação ao sacerdócio, a qual passaria de 25 a 27 anos, ou a exigência de um novo curso introdutório de discernimento antes da admissão.


A formação daria mais relevância à “configuração com Cristo” que a formação acadêmica, se ampliaria o tempo de prática pastoral e se distribuiria o estudo de Teologia e Filosofia. A nova Ratio, afirmou o meio, se encontra em uma etapa de estudo por parte dos bispos e reitores de seminários ao redor do mundo e as propostas foram comentadas no Encontro Nacional de Formadores de Seminários da Conferência Episcopal Espanhola.


Fonte: SIR / Dom Total


 
 
 

Comments


Destaque

Notícias recentes

MÍDIAS SOCIAIS

By: SM Propaganda | Todos direitos reservados

bottom of page