JUMIRE reúne 96 jovens no Seminário da Floresta em Juiz de Fora - MG
- vocacionalredentor
- 11 de jun. de 2014
- 3 min de leitura
O Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), abrigou no final de semana o Encontro da Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE), que contou com a participação das unidades de Campos, Cariacica, Rio de Janeiro, Juiz de Fora (Floresta e Glória), Coronel Fabriciano, Belo Horizonte (São José e Venda Nova) e Curvelo, totalizando 96 pessoas. Na noite de sexta-feira, às 21 horas foi realizada a Oração da Noite, tendo como tema “O Redentor te chama pelo nome”, a cargo dos seminaristas. Carlos e Gleison prepararam o momento de reflexão, trazendo também como tema o texto bíblico “O Chamado de Samuel” e contando com as presenças do Padre Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R., Superior Provincial MG-RJ-ES, e do diácono Fagner Dalbem, C.Ss.R. Durou cerca de 40 minutos.
Carlos Renato, de 20 anos, integrou a Juventude Redentorista e está há dois anos na Comunidade Vocacional Santo Afonso, em JF. Ele avaliou o encontro como “bom para unir toda a juventude e discutir temas missionários”. Além disso, enfatizou a “oportunidade de se ter um tempo de convivência, para partilhar o Carisma Missionário Redentorista” e ressaltou perceber este momento como um “olhar de esperança”, quando são dados “os primeiros passos daqueles que daqui a um tempo estarão incendiando, se apossando desta realidade de ser Redentorista para propagar esta experiência onde estiverem”.
Na manhã de sábado, o seminarista Maycon Ferreira Martins, da Comunidade Vocacional São Clemente (JF), proferiu as palavras de acolhimento, apresentando as unidades presentes ao evento. Em seguida, Fráter Marcos da Silva Santos, C.Ss.R., há três anos na Comunidade Vocacional Dom Muniz (BH), fez uma explanação sobre a experiência missionária Redentorista. Para ele, a importância do encontro reside na "oportunidade de inquietar os corações dos jovens em seu desejo de ser Redentorista com a comunicação desta realidade missionária, que é própria de nossa Congregação e dos jovens. Sair de si e vir ao encontro do outro”. Os trabalhos da tarde foram conduzidos pelo padre Flávio Leonardo Campos, C.Ss.R., que apresentou formas práticas de ações missionárias, abordando aspectos a partir da vivência de Santo Afonso e do Carisma Redentorista. Foram partilhadas diversas experiências missionárias de cada unidade presente ao Encontro da Juventude Missionária Redentorista, objetivando a construção de um projeto comum para a missão dos jovens.
Para o padre Flávio, o evento teve dois objetivos centrais: no primeiro, "reunir e entrosar a Juventude Redentorista, fortalecendo o elo de comunhão". Em um segundo momento, "oferecer formação Redentorista para os jovens que fazem parte de nossa família”. O Encontro da JUMIRE tem caráter nacional e é realizado pelas nove unidades no Brasil, que trabalham sob as orientações de uma linha mestra elaborada na última reunião da Comissão Nacional da Juventude Redentorista, no final de maio.
O Encontro da Juventude Missionária Redentorista, no Seminário da Floresta, em JF (MG), foi encerrado na manhã de ontem (9), às 11 horas, na Capela Nossa Senhora de Fátima, após a experiência missionária na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sob a coordenação da Juventude da Glória e da Floresta, ambas de JF. Durante a missa, a Juventude de Campos dos Goytacazes (RJ) fez uma homenagem para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Ao avaliar o Encontro, Padre Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R., Superior Provincial MG-RJ-ES, demonstrou plena satisfação e disse que os 96 jovens participaram ativamente. - Este é um grande trabalho realizado em todo o Brasil, um convite aos jovens da Província para continuar o trabalho. Não somos um grupo, temos um estilo de vida, um jeito de ser que é o jeito de Jesus, que precisa ser mostrado na vida através de ações missionárias.
Comments