Estágio Vocacional Redentorista
- vocacionalredentor
- 28 de mai. de 2014
- 2 min de leitura
Quinze vocacionados dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo participam do Estágio Vocacional Redentorista 2014, que acontece de 04 a 10 de janeiro, no Seminário da Floresta, na cidade de Juiz de Fora (MG). O Estágio é a última etapa do processo de acompanhamento vocacional para os jovens que desejam ingressar na Província do Rio. São dias de aprofundamento, reflexão, questionamentos e escutas, um trabalho que é coordenado pelo Secretário de Formação, Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., e acompanhado por uma equipe de religiosos, seminaristas e psicólogas. “Somos seis padres, um irmão, cinco seminaristas e duas psicólogas para acolher esses jovens que têm se preparado conosco através de retiros, encontros e do contato vocacional por correspondência”, informou o Redentorista.
De acordo com a psicóloga Maria das Graças Coelho, a metodologia psico-pedagógica-espiritual de acompanhamento dos jovens trabalha a interface entre a psicologia e a espiritualidade. “Através de atividades individuais, trabalhos em grupo e psicopedagógicos, acompanhamos e auxiliamos esses jovens no autoconhecimento, na sua relação familiar, na relação com as pessoas, buscando, cada vez mais, ajudá-los no discernimento da vocação”, declarou a profissional.
Para o seminarista Robson Araújo, que já passou pela experiência do Estágio Vocacional e hoje integra a equipe de apoio do encontro, o momento é oportuno para o aprofundamento espiritual. “O evangelho de São Lucas fala que nós devemos ser sal da terra e luz do mundo. E neste momento com os vocacionados, onde pude orientá-los e conduzi-los a um momento de oração, eles rezaram pelas suas vocações e eu aprofundei a minha, pois é um experiência que eu já passei e cresci muito. Espero que esses jovens possam, de fato, crescer e realizar aquilo que desejam, segundo a vontade de Deus”, disse o seminarista.
Em missa realizada na manhã do dia 7, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Vicente Ferreira, C.Ss.R., e concelebrada pelos Padres Edson Alves, Nelson Antônio, Lúcio Bento e Américo de Oliveira, os seminaristas da Comunidade Vocacional São Clemente deram um testemunho vocacional, destacando o Estágio como uma boa oportunidade para conhecer melhor a si mesmo e ressaltando a oração como um caminho de diálogo com Deus, tão essencial no processo de discernimento da vocação. Segundo os jovens que participam do encontro, os depoimentos foram motivadores, reafirmando o momento propício para o crescimento e o amadurecimento na fé e no caminho vocacional.
Segundo o Pe. Américo, acolher novas vocações no ano em que a Congregação vive o Ano de Promoção das Vocações Redentoristas, renova as esperanças para uma evangelização inspirada na espiritualidade de Santo Afonso. “É uma alegria para nós porque é um grupo que nos traz perspectivas de um futuro e significa que o nosso carisma redentorista está sendo divulgado. Estamos sendo testemunhas vivas para esses jovens”, afirmou o sacerdote.
Fonte: Província do Rio
Comments